Sexta-feira, 26 de junho de 2026
Fechar [x]

Imposto de Renda pode ser destinado a instituições locais

15/03/2021 06:00

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda se estende até 30 de abril. O que muitos contribuintes não sabem é que podem destinar parte do imposto devido para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA). As doações não causam ônus, uma vez que saem do valor devido – quer a pessoa tenha a pagar ou receber – e podem ajudar instituições da região.


Para pessoa física, o valor máximo dedutível é de 3% do Imposto de Renda devido. Para empresas, o valor é de 1%. A doação é feita de forma facilitada, por meio de formulário eletrônico da declaração, e precisa ser realizada na modalidade completa. No caso das empresas, apenas aquelas que adotam o Regime de Lucro Real podem usufruir da renúncia fiscal.


O Sindicont Tubarão e Região vem fazendo um trabalho importante no sentido de orientar e conscientizar os contadores, incentivando seus clientes a fazerem a destinação de parte dos seus impostos. “Desta forma, é possível termos recursos para atender a uma grande demanda existente na nossa região. Quando o contribuinte escolhe doar aqui, esse recurso fica na região e não vai para Brasília. No fim, todos saem ganhando”, explica o presidente do sindicato, Lecir dos Passos Ghisi.

Em Tubarão, quem gerencia o dinheiro é o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Para terem acesso às verbas, as entidades apresentam projetos, que precisam ser aprovados para que, posteriormente, possa acontecer a captação de recursos.


Entre as instituições com projetos participantes estão a Apae e o Hospital Nossa Senhora da Conceição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR