Está marcado para hoje o início do trabalho de combate ao Aedes aegypti e ao caramujo africano em Imbituba. O ponto de partida será o bairro do Mirim, que fica próximo à BR-101. Mas a intenção da secretaria municipal de Saúde (Semusa) é realizar o mapeamento em todos os 30 bairros da cidade.
O trabalho será iniciado pelo Mirim, justamente porque a comunidade fica às margens da rodovia federal e onde o fluxo de veículos é intenso. Também porque, naquele bairro, foram constatados cinco focos do Aedes aegypti este ano. O cemitério municipal também passará pela vistoria da equipe.
Oito agentes de endemias irão mapear toda a comunidade. A intenção é vistoriar 160 casas por dia. Entre hoje e sexta-feira, os profissionais farão uma varredura nas 703 residências existentes no bairro Mirim.
Depois de mapear a comunidade, os agentes partirão para os bairros, Campestre, onde foram encontrados dois focos do mosquito, e Portinho da Vila, local de seis focos confirmados em janeiro.
“Além da vistoria nas casas para combater o mosquito da dengue, nossas equipes irão orientar os moradores com relação ao recolhimento e ao descarte correto do caramujo africano que for encontrado nas residências”, disse o coordenador do Programa de Combate à Dengue, Eduardo Carvalho.
Para Marivone Mendonça, gerente da Atenção Básica Municipal, a importância do mapeamento está na orientação das famílias quanto aos possíveis problemas de saúde pública. “Se há risco à população, seja com o Aedes aegypti ou o caramujo africano, nossas equipes farão a orientação e a prevenção em saúde. Por isso, contamos com a colaboração dos moradores durante o trabalho de fiscalização”, enfatizou.