Quinta-feira, 25 de junho de 2026
Fechar [x]

Imbituba faz 62 anos focada no desenvolvimento

19/06/2020 06:00

Um local privilegiado, marcado pela natureza exuberante e por praias paradisíacas, dignas de reconhecimento internacional. Imbituba é um município de aproximadamente 45 mil habitantes, que, além da pesca, é reconhecido pelo surfe e pela preservação ambiental.  Neste domingo, completa 62 anos de emancipação político-administrativa.


Um bom exemplo é o cuidado com as baleias francas. Há décadas, o local é destino de mães e filhotes e, por conta disso, é reconhecido como a Capital Nacional da Baleia Franca. Há 22 anos, a cidade se dedica, ativamente, à preservação da espécie, investindo em projetos que estimulam a proteção dos animais e também o turismo local.


Entre as obras de destaque está a recuperação da ponte Roberto Teixeira de Souza, em Ibiraquera. A estrutura, que está em fase de acabamento, foi revitalizada com recursos próprios (R$ 1,3 milhão), após ter sido interditada em 2018 por conta de uma fissura.


Boa parte das escolas e creches de Imbituba foram recuperadas. E um pacote de obras, que envolve drenagens e pavimentações, também foi lançado. Serão R$ 10 milhões investidos em vários bairros de Imbituba.


“Faremos um portal turístico na entrada da cidade, estamos em processo de pavimentação da avenida Porto Novo, na Praia do Rosa, finalizamos parte da avenida Central do Rosa e trabalhamos para drenar e pavimentar uma dezena de ruas e avenidas de nossa cidade nos próximos meses”, diz o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior.


Na economia, o setor portuário tem sido fundamental para o desenvolvimento da cidade e da região. A unidade de Imbituba segue batendo recordes em embarques. De bois vivos à celulose. “Só em 2019, 5,7 milhões de toneladas foram movimentadas entre janeiro e dezembro. E tudo isso reflete economicamente nas contas da prefeitura”, aponta.

 

Saúde em meio à pandemia

Na saúde, o novo coronavírus tomou parte do primeiro semestre de 2020. Em virtude da pandemia, a prefeitura fechou a cidade para o turismo e trabalhou pesado no combate à covid-19. Na cidade, foram instaladas barreiras sanitárias, e o uso de máscaras passou a ser obrigatório. Foram adquiridos e repassados, ao hospital São Camilo, respiradores e camas hospitalares. No local, também foi montado um Centro de Triagem. Além disso, mais de três mil testes rápidos foram comprados nos últimos dias para testar e mapear a população para o desenvolvimento de medidas de combate à pandemia.

 

Para celebrar, live será realizada

Imbituba completa, neste domingo , 62 anos de emancipação político-administrativa. Mas, por conta da covid-19 e por medida de segurança, neste ano não haverá festa. Mesmo assim, a data não passará em branco.


A Diretoria Municipal de Cultura programou uma live especial para a apresentação de uma peça teatral. O espetáculo, que será realizado no Espaço Teatro Usina, a partir das 18h, se chama “Intimidade é uma sorte”. O evento será transmitido pelo Facebook da prefeitura de Imbituba.


O espetáculo será encenado, de forma voluntária, pelos atores da Companhia Desmontagem Cênica, de Imbituba. A peça faz parte do plano emergencial da cultura, implantado pelo governo municipal durante a pandemia.


“A live levará cultura e entretenimento. Essa foi uma forma que encontramos de lembrar o aniversário da cidade e presentear os imbitubenses. No fim do espetáculo, estaremos divulgando a abertura de um credenciamento para os artistas e trabalhadores da cultura. Por meio dele, a prefeitura estará lançando um projeto para que essas pessoas que vivem da arte possam se beneficiar do espaço, durante a pandemia, para a realização de lives”, afirma a diretora de Cultura, Alessandra Santos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR