Domingo, 05 de julho de 2026
Fechar [x]

Ideia de jovem tubaronense chega ao Congresso

09/11/2021 06:00

Depois de apresentar o “QR Code Inclusivo” em Brasília, o tubaronense Alan Zabot, de 16 anos, agora comemora o resultado de seu esforço. Sua ideia foi protocolada no Congresso Nacional, através de um projeto de lei apresentado pelo deputado federal Bosco Costa, do PL.


“Isso é um grande avanço, principalmente por pensar nas milhares de pessoas que serão beneficiadas. São dois anos de muita luta para chegar neste momento. Estou muito feliz. Estamos aguardando o despacho da mesa diretora do Congresso”, diz o jovem.


O projeto, segundo Alan, utiliza a tecnologia para viabilizar a inclusão social de pessoas cegas ou com baixa visão. Alan propôs que um QR Code traga a audiodescrição da bula dos remédios e seja inserido na embalagem dos medicamentos.


A ideia do projeto surgiu ao se deparar com sua avó materna tendo dificuldades para decifrar as letras miúdas da bula de remédio.


O convite para a reunião no Palácio do Planalto, que aconteceu em agosto, surgiu após um e-mail seu encaminhado ao governo, solicitando a audiência.


“Vou precisar fazer muito barulho para ganharmos força popular e isso chegar aos deputados como apelo do povo. Tive bastante apoio e recebi muitos elogios dizendo que estava no caminho certo”, fala o jovem tubaronense Alan Zabot.

 

Projeto deve promover inclusão

Com o projeto do QR Code, em uso, funcionará da seguinte forma. Em casa, o paciente, ao apontar o celular para o QR Code que estará na caixa do remédio, será direcionado para uma plataforma em que, por meio de áudio, receberá todas as informações necessárias a respeito do produto: posologia, efeitos colaterais, advertências a alérgicos, entre outros dados. “Que Deus ilumine a cabeça dos nosso líderes e, com muita empatia, sejam favoráveis ao projeto. Assim seja! O impossível é só questão de opinião”, diz o jovem. O projeto de lei altera a lei nº 6.360, de 23 de setembro de 1976, para dispor sobre a exibição de códigos nas embalagens de medicamentos e produtos farmacêuticos. Atualmente, a indicação segue aguardando o despacho do presidente da Câmara dos Deputados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR