O Hospital Nossa Senhora da Conceição realizou mudanças nos atendimentos devido ao elevado número de casos de covid-19, sendo que muitos deles têm evoluído para o estado grave. De acordo com a instituição, houve um aumento expressivo de internações hospitalares e dos recursos de terapia intensiva, o que o deixa muito próximo ao esgotamento de seus recursos, sejam eles humanos, insumos ou de equipamentos.
“Frente a esse cenário, a instituição está tomando medidas emergenciais, com o remanejamento dos profissionais do pronto atendimento para atuação na última unidade disponível para internação por covid-19. Com isso, os atendimentos passam a ser realizados no setor de emergência”, informa a nota.
As autoridades competentes já foram comunicadas sobre a situação atual do HNSC quanto às medidas de enfrentamento tomadas. “Neste momento, rogamos a colaboração de toda a comunidade para manter as medidas de segurança e incorporar as práticas de cuidado, como o uso de máscara, a higienização das mãos e a manutenção do distanciamento social”, pede a direção.
O Hospital Socimed também informou que atingiu a capacidade médica para atender pacientes que necessitam de UTI geral ou covid-19. Não há mais leitos, e existem pacientes com ventilação mecânica no setor do pronto atendimento.
No sábado, o governo do Estado recebeu milhares de unidades de medicamentos do chamado kit intubação. Eles serão encaminhados aos hospitais conforme a necessidade.