Desses, 50% sabem que são hipertensos e apenas metade deles realiza tratamento
Doença silenciosa, que muitas vezes não apresenta sintomas no seu estágio inicial, a hipertensão atinge 38 milhões de brasileiros. Desses, 50% sabem que são hipertensos e apenas metade deles realiza tratamento. Por conta disso, o governo de Santa Catarina reforça a conscientização do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, além das ações preventivas para evitar a doença.
A Diretoria de Atenção Primária à Saúde da SES, em parceria com o Telessaúde, está promovendo o curso de Atenção Integral à Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica na APS aos profissionais e gestores de saúde. A capacitação está com inscrições abertas até o dia 12 ou até acabarem as vagas.
“A hipertensão arterial é uma doença crônica, que ocasiona níveis elevados da pressão do sangue nas artérias. Embora não haja uma cura para esse aumento, ela precisa ser controlada”, alerta o cardiologista do Complexo Médico Provida, Vitor Celso Domingues.
“Quando está nas alturas, ocorre falhas para irrigar o coração, prejudicando a oxigenação, fazendo com que o órgão trabalhe em excesso e, sem a contribuição de uma circulação normal, o músculo cardíaco fica sobrecarregado, o que pode causar uma série de problemas ou até mesmo a morte”, alerta.