Mesmo com férias, demanda cresce nos hospitais e população é chamada a iniciar o ano ajudando a salvar vidas
Mesmo durante o período de férias, é contínua a necessidade de sangue nos hospitais e clínicas. Por conta disso, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) chama a população a iniciar o ano com a doação de sangue.
Historicamente, os meses de verão são marcados por queda nas doações, enquanto a demanda por transfusões se mantém ou aumentam. Em 2025, houve um aumento de 5% em relação a 2024, a demanda cresceu 30%.
A diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten, explica que a doação é um ato simples, seguro e indispensável. “O sangue não tem substituto; sua única fonte é a doação. O ato salva vidas. A sugestão é de que cada um inclua, entre suas metas de Ano Novo, a doação de sangue ou ao menos incentive outras pessoas”, destaca.
Os hemocentros estão em Florianópolis, Criciúma, Chapecó, Joaçaba, Lages, Blumenau e Joinville, além de duas Unidades de Coleta, em Tubarão e Jaraguá do Sul. A instituição é responsável por 98% do sangue coletado e distribuído em SC.
As doações de sangue ocorrem mediante agendamento, que pode ser realizado pelo site www.hemosc.org.br. Lá também estão disponíveis informações sobre os requisitos para doação, horários de atendimento e endereços das unidades.