Em feriados prolongados, há queda no número de doadores nos hemocentros
O Carnaval está chegando e, com ele, a expectativa de dias de muita festa e alegria. Para garantir que os estoques de sangue estejam abastecidos e possam atender a quem precisa, o governo do Estado, por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), faz um convite especial: vista a fantasia de herói e vá para o bloquinho da doação.
Durante os feriados prolongados, os Hemocentros costumam enfrentar uma queda no número de doadores, enquanto a demanda por transfusões pode aumentar. Por isso, o Hemosc reforça a importância de manter os estoques equilibrados para atender emergências, cirurgias e tratamentos de pacientes que dependem de transfusões.
“Os estoques de sangue têm apresentado variações, especialmente nos tipos A e O positivo e negativo. Historicamente, durante o Carnaval, as doações diminuem ainda mais. Por isso, contamos com a solidariedade da população para reservar alguns minutos e fazer sua doação, ajudando a manter os estoques em níveis seguros e salvando vidas”, afirma Patrícia Carsten, diretora-geral do Hemosc.