Integrantes pedem inclusão do tratamento pelo SUS e discutem avanços em políticas públicas de saúde
O município de Gravatal segue mobilizado em torno do acesso ao uso medicinal da cannabis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O prefeito em exercício, Marcos Corrêa, recebeu representantes do Grupo de Fibromialgia do município e o vereador Edson Brognara para discutir avanços nas políticas públicas de saúde e o fortalecimento do atendimento multidisciplinar às pessoas com fibromialgia.
O grupo aproveitou o encontro para apresentar demandas prioritárias, como a ampliação de tratamentos complementares, o acesso a terapias nas águas termais, hidroginástica e, sobretudo, o fornecimento de medicamentos à base de cannabis pelo SUS.
Atualmente, o Grupo de Fibromialgia de Gravatal conta com 42 integrantes ativos, e cerca de 70 pessoas já foram cadastradas pela secretaria de Saúde com a carteirinha de fibromialgia. Apenas duas pacientes conseguem hoje custear o tratamento com medicamentos à base de cannabis, devido ao alto valor dos produtos.
Para fortalecer o movimento, o grupo, o prefeito em exercício, Marcos Corrêa, e o vereador Jucinei Salazar participaram do Seminário Regional “Cannabis em Defesa da Vida: Uso Medicinal”, realizado no último dia 5, na UniSul, em Tubarão. O evento reuniu especialistas, pacientes e representantes de associações para discutir os avanços científicos, legais e sociais sobre o uso terapêutico da planta.
“O que mais me chamou a atenção foram os depoimentos de pacientes que tiveram melhora significativa com o uso da cannabis medicinal. Estivemos em busca de conhecimento e troca de experiências para embasar futuras ações que garantam o acesso pelo SUS. Através da nossa mobilização local, acredito que podemos ter êxito neste sentido”, destacou o prefeito Marcos.