Iniciativa visa fortalecer participantes no enfrentamento da dor crônica
Após dez semanas de encontros, foi concluído o primeiro grupo terapêutico voltado para pessoas com fibromialgia em Tubarão.
Promovido pela Prefeitura, por meio da secretaria de Saúde, o programa teve como objetivo proporcionar acolhimento, escuta qualificada, psicoeducação e apoio psicológico, fortalecendo os participantes no enfrentamento da dor crônica.
O grupo contou com a participação de 16 pessoas, que se engajaram ativamente nas atividades e compartilharam experiências pessoais ao longo dos encontros.
As sessões foram conduzidas pela psicóloga Amábille Inácio, com a presença da psicóloga Núbia Kniest nos quatro últimos encontros. Em uma das reuniões, a nutricionista Paula Bressan também participou, trazendo orientações sobre alimentação e seu impacto na dor crônica.
Além das atividades coletivas, alguns participantes receberam encaminhamentos para acompanhamento individual, garantindo que o suporte se estendesse além do grupo.
A expectativa é de que um novo grupo seja iniciado em outubro, com inscrições abertas por meio da unidade de saúde de referência do paciente, mediante indicação profissional ou interesse próprio, bem como através da Associação de Fibromiálgicos de Tubarão.
Segundo a coordenação, ações como esta proporcionam um ambiente de troca de experiências, fortalecimento emocional e conscientização.