Desde esta quinta-feira, o gás de cozinha está mais caro. A Petrobras elevou o GLP em 6%. O reajuste segue a alta do preço do petróleo no mercado internacional, que na quarta-feira fechou cotado a US$ 54,30 o barril do tipo Brent. Em 2020, a alta do GLP foi de 21,9%.
Em nota, a Petrobras afirmou que desde novembro de 2019 igualou os preços de GLP para os segmentos residencial e industrial/comercial, e que o produto é vendido pela Petrobras às distribuidoras a granel. “As distribuidoras são as responsáveis pelo envase em diferentes tipos de botijão e, junto com as revendas, são responsáveis pelos preços ao consumidor final”, frisou a estatal.
A Petrobras afirmou ainda que os preços de GLP praticados por ela têm como referência o valor de paridade de importação, formado pelo valor do produto no mercado internacional mais os custos que importadores teriam, como frete de navios, taxas portuárias e demais custos internos de transporte para cada ponto de fornecimento, também sendo influenciado pela taxa de câmbio.
Em Tubarão, algumas revendas já começaram a receber o produto com o valor reajustado. De acordo com Jeverson Gomes Ribeiro Júnior, da Marqueval Gás, a empresa já aguardava na quinta-feira uma nova remessa do produto, já com os preços com 6% de aumento. “Assim que o estoque atual acabar, vamos ter que repassar o valor nos novos produtos. De novembro para cá, já foram mais de cinco aumentos. Alguns, conseguimos amortizar, mas nem sempre é possível, como agora”, diz.