Terça-feira, 18 de março de 2025
Fechar [x]

Garopaba tem o primeiro caso de chikungunya

Paciente de seis meses foi o infectado. Sintomas já passaram e o bebê está bem

12/02/2025 06:00|Por Redação

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Medidas

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) orientou a secretaria de Saúde de Garopaba para realizar ações de vigilância e de acompanhamento no bairro do caso confirmado.

Ontem, foi feito um mutirão com os agentes de endemias e de saúde no raio de 150 metros da residência da criança.

É uma infecção viral causada pelo vírus chikungunya, pode se apresentar sob forma aguda com sintomas abruptos de febre alta, dor articular intensa, dor de cabeça e dor muscular, podendo ocorrer erupções cutâneas, e evoluir para as fases subaguda, com persistência de dor articular, e crônica, com persistência de dor articular por meses ou anos.

Eliminar locais com água parada continua sendo a melhor estratégia para prevenir as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: dengue, zika e chikungunya. Sem criadouros, o mosquito não se desenvolve. É importante que, semanalmente, os moradores limpem casas, quintais e ambientes de trabalho, já que o ciclo de vida do mosquito se completa em aproximadamente sete dias.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR