Terça-feira, 30 de junho de 2026
Fechar [x]

Fundação de Saúde esclarece sobre paciente

08/02/2020 06:00

O caso da tubaronense Nilza Monteiro, que está há meses com um parafuso exposto em seu tornozelo e não consegue realizar a cirurgia necessária para a retirada, foi matéria publicada na edição dessa sexta-feira no DS. Com isso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Tubarão, através de nota, explicou que o caso refere-se à cirurgia no tornozelo com o uso de órteses (placas e parafusos), procedimento classificado como “alta complexidade”, ou seja, que envolve alta tecnologia e alto custo.


“A legislação que regra o Sistema Único de Saúde determina que é de responsabilidade municipal o atendimento aos pacientes, em sua integralidade, na atenção primária em saúde (realizados nas Unidades Básicas de Saúde) e ainda alguns procedimentos em média complexidade, ficando sob responsabilidade do Estado a assistência aos pacientes em alta complexidade, como é o caso da paciente Nilza Monteiro”, explica.


“Esclarecemos, ainda, que o procedimento cirúrgico aguardado pela paciente é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, e que a mesma aguarda o agendamento em uma lista de espera classificada por médicos especialistas, na qual casos mais graves têm prioridade no atendimento. Nestes casos, cabe ao município apenas a abertura no processo no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Desta forma, a fundação lembra que o acesso à lista de espera é aberto a todos através do site www.listadeespera.saude.sc.gov.br e que, caso haja alguma dúvida ou piora do quadro clínico, a equipe da Central de Regulação Municipal está disponível para orientações”, pontua.


“Além disso, ressaltamos que as demais condições clínicas da paciente apontadas na reportagem – processo infeccioso na incisão cirúrgica, sequelas neurológicas, depressão e ansiedade – devem ser acompanhadas na Unidade Básica de Saúde mais próxima do domicílio”, ressalta a nota.


“A fundação tem conhecimento do tempo de espera enfrentado pelos pacientes que necessitam de procedimentos de alta complexidade e tem cobrado uma solução do Estado de maneira exaustiva. Além disso, vem se esforçando para prestar o melhor atendimento possível para sua população. Apesar do problema apontado não ser responsabilidade do município, a Fundação Municipal de Saúde se compromete a continuar buscando melhorias na oferta de serviços por parte do Estado de Santa Catarina”, completa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR