Segunda-feira, 05 de janeiro de 2026
Fechar [x]

Frente fria muda o tempo em SC

Calor intenso dá lugar a temporais, vento forte e queda acentuada nas temperaturas no fim de semana

03/01/2026 11:30|Atualizada em 03/01/2026 11:36|Por Redação

O fim de semana em Santa Catarina será de mudanças bruscas no tempo. A atuação de uma frente fria provoca calor intenso no sábado (3), seguido por temporais, ventos fortes e uma queda expressiva nas temperaturas entre a noite de sábado e o domingo (4), com marcas bem abaixo da média para o período.

Neste sábado, o dia começa com tempo firme e sol predominante, o que favorece rápida elevação das temperaturas. No Litoral, as máximas variam entre 35°C e 38°C, enquanto nas demais regiões ficam entre 30°C e 35°C.

A partir da tarde, o calor associado à aproximação da frente fria favorece a ocorrência de temporais isolados, com descargas elétricas, rajadas de vento e possibilidade de granizo. O risco é considerado baixo a moderado para transtornos como alagamentos pontuais, interrupções no fornecimento de energia, queda de galhos e danos em coberturas.

As instabilidades têm início nas regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul e avançam para o restante do estado ao longo do dia. Durante a noite, a tendência é de diminuição da instabilidade, com retorno do tempo mais estável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a passagem do sistema, os ventos do quadrante sul se intensificam no sábado à tarde. A velocidade média varia entre 30 e 40 km/h, com rajadas entre 50 e 70 km/h do Planalto ao Litoral, podendo ultrapassar os 80 km/h em áreas costeiras.

A condição de vento forte deixa o mar agitado em todo o litoral catarinense, com risco de ressaca entre a tarde de sábado e a manhã de segunda-feira (5). No Litoral Sul, as ondas podem atingir entre 3 e 4 metros, enquanto na Grande Florianópolis variam de 2,5 a 3,5 metros. No Litoral Norte, a previsão é de ondas próximas a 3 metros.

Com o avanço do ar frio, as temperaturas entram em declínio ao longo da noite de sábado e da madrugada de domingo. No Planalto Sul, as mínimas ficam entre 2°C e 5°C, no Litoral entre 12°C e 16°C, e nas demais regiões variam de 8°C a 14°C.

No domingo à tarde, o clima se mantém mais ameno em todo o estado, com máximas que não devem ultrapassar os 26°C.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR