Sexta-feira, 03 de julho de 2026
Fechar [x]

Fotógrafo expõe projeto “InspiraDor”

11/10/2019 06:00

Com inspiração em obras de artistas plásticos dos períodos Barroco e Renascentista, da história da arte, o fotógrafo de Jaguaruna Jean Habkost está com duas exposições do projeto “InspiraDor”, com fotografias de mulheres que lutam contra o câncer.


As fotografias de Jean estão expostas em dois lugares: no Continente Shopping, em São José, e nas Casas Fretta, em Criciúma. Segundo Jean, a ideia do projeto, que culmina com o Outubro Rosa, está em ressignificar a necessidade que a mulher tem em usar o lenço devido ao tratamento de quimioterapia. “Queria transformar as pacientes oncológicas em verdadeiras obras de arte. Grandes nomes da arte, como Rembrant e Leonardo da Vinci, foram as referências visuais para a construção das imagens”, explica o fotógrafo.


De acordo com ele, o projeto “InspiraDor” surgiu para mostrar a beleza destas mulheres que lutam contra o câncer. “Por mais negativo que seja este estigma, o fato de perder o cabelo e usar lenço, consegui transformá-lo num ponto positivo, fortalecendo as mulheres que lutam contra a doença”, ressalta Jean.


Nas referências de artistas famosos da arte, Jean procurou se basear no modo como eles percebiam a luz, a leveza e a sacralidade que retratavam a beleza feminina. “A intenção era construir um símbolo de esperança, ressignificar o uso do lenço e acolher as mulheres que passam pelo processo de quimioterapia. São 15 quadros com mulheres reais e histórias baseadas em danos reais”.


Entre os apoiadores do projeto “InspiraDor”, acrescenta o fotógrafo, estão o Instituto Bem Viver, o Grupo Gapo e a prefeitura de São José.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tatiana Dornelles

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR