Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Força que também transforma vidas

Somente em 2024, projetos e patrocínios da Diamante Energia alcançaram mais de 35 mil pessoas, segundo dados

28/08/2025 06:00|Por Redação

Mais do que gerar energia firme para Santa Catarina, a Diamante Energia decidiu iluminar caminhos fora das turbinas e caldeiras. Hoje, a empresa que mantém o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda em Capivari de Baixo é também protagonista em ações sociais, culturais e ambientais que têm mudado a realidade de milhares de pessoas no sul do Estado.

E não é exagero: de 2022 a 2025, segundo dados do Ministério da Cultura, a Diamante figurou entre as dez maiores investidoras em cultura via leis de incentivo federal em Santa Catarina. Só em 2024, seus projetos e patrocínios alcançaram mais de 35 mil pessoas. 

E vem mais por aí: até o fim do ano, a empresa vai doar 180 computadores a mais de 20 instituições sociais, um empurrão certeiro para a inclusão digital e para a inovação em escolas e entidades comunitárias.

Um dos destaques do calendário social da empresa é o Programa Mulheres Empreendedoras, criado para transformar a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade em Capivari de Baixo e Tubarão. 

Na primeira edição, em 2024, todas as 20 participantes concluíram a formação. O sucesso foi tanto que, neste ano, o número de vagas subiu para 30. Desde março, elas recebem capacitação prática, incentivo ao empreendedorismo e novas oportunidades de renda e autonomia financeira.

Apoio e ações 

A energia social da Diamante também está presente em instituições fundamentais da região. No Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), Tubarão: maior hospital público da Amurel, atende 460 crianças e adolescentes por dia. Com apoio da empresa, o projeto Nas Mãos de Quem Ama está reformando e modernizando UTIs Adulto, Neonatal e Pediátrica, além de melhorar acessos e áreas de circulação.

Já a Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Combemtu), Tubarão, com mais de 50 anos de história, atende 340 jovens diariamente e também recebe apoio da Diamante Energia. Parceira desde a construção da sede, a Diamante mantém patrocínio para garantir a continuidade dos projetos sociais.

A Fundação Educacional Joanna de Angelis (Feja), Tubarão, atende 200 crianças e adolescentes. Com apoio da empresa, trocou toda a cobertura do prédio, equipou o refeitório e fortaleceu sua estrutura.

O Hospital São José, Criciúma: o maior da região da Amrec recebeu apoio para a modernização da UTI Adulto. E o Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ceaca) de Capivari de Baixo foi construído integralmente com recursos do Complexo, atende 200 jovens e recebe apoio contínuo para educação, qualificação profissional e geração de oportunidades.

Na área da segurança pública, a Diamante Energia também tem dado sua contribuição. Em Capivari de Baixo, já doou equipamentos essenciais ao Corpo de Bombeiros Militar, como mangueiras, EPIs e materiais de resgate.

A parceria se estende às forças policiais: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Ambiental e Polícia Federal receberam coletes à prova de balas e apoio para aquisição e treinamento de um cão policial, hoje atuando no combate à criminalidade. 

Além disso, a empresa fornece materiais educativos para programas de trânsito e conscientização ambiental, fortalecendo a aproximação entre a polícia e a comunidade.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Conscientização e sustentabilidade 

Com mais de 35 mil estudantes e 600 instituições atendidas em seis anos, o Programa Diamante + Educação Ambiental (PDEA) é uma das ações promovidas pela Diamante Energia para a conscientização e educação ambiental na região sul de Santa Catarina.

Iniciado em 2019, o programa é desenvolvido no Parque Diamante +Energia, localizado no município de Capivari de Baixo, onde também ficam as instalações do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda. 

Abordando temas diversos relacionados à conservação ambiental e sustentabilidade, o projeto contribui para aprofundar a compreensão dos visitantes sobre essas questões.

As atividades do PDEA ocorrem tanto ao ar livre quanto em um espaço especialmente desenvolvido para o projeto, situado dentro do parque. Essa sede possui infraestrutura para receber visitantes em um ambiente acolhedor e propício para a condução de atividades educativas.

Em seus seis anos de existência, o programa já recebeu estudantes de escolas públicas e particulares, grupos de empresas e entidades da sociedade civil, além de grupos diversos interessados em aprender sobre sustentabilidade e preservação ambiental.

 


Compromisso ambiental é bandeira 

Dos 50 hectares de área total do parque Diamante, 26 foram reflorestados com plantas de diversas espécies, e cinco possuem vegetação nativa. 

Além disso, frequentemente podem ser avistados animais de várias espécies, como lebre, sabiá, cobras, garças, coruja- buraqueira, lagarta-processionária, tartaruga da orelha vermelha, quero-quero, maçaricos/tapicurus, curicaca, andorinha, lagartos, cardeal, entre outros. Algumas delas habitam o parque e outras, de natureza migratória, passam pela região em determinadas estações ou períodos do ano.

Reafirmando o compromisso da Diamante Energia com a transformação da sociedade e com a sustentabilidade, desde 2023, o Parque é um dos signatários do Movimento Nacional ODS Santa Catarina e está alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR