Nova lei permite que estabelecimentos prestem este serviço
A lei que altera a prestação de serviços pelas farmácias e drogarias de Santa Catarina foi sancionada pelo governador Jorginho Mello. O projeto é de autoria do deputado estadual Pepê Collaço (Progressistas).
A nova lei permite a realização de exames de análises clínicas em farmácias e drogarias. Outros estados já haviam adotado esse sistema desde agosto do ano passado, a partir da liberação feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os exames de análises clínicas são todos aqueles que tomam como base fluidos do organismo, como sangue e algumas secreções. Até então, a Anvisa liberava a realização somente de testes de covid-19 e de glicemia.
“A lei vem para modernizar e diversificar a área da saúde e facilitar o acesso da população a exames clínicos de maneira segura e conveniente, principalmente nas pequenas cidades, onde os moradores não têm acesso a todos os tipos de exames”, argumenta o deputado.
Vigilância
A fiscalização ficará a cargo da Vigilância Sanitária, que exigirá o uso de equipamentos adequados e materiais descartáveis pelos estabelecimentos.