Candidato a prefeito visitou o DS e falou de suas principais bandeiras na eleição
Fundador do Centro Universitário Univinte - Fucap, Expedito Michels (Republicanos) disputa a prefeitura de Capivari de Baixo pela segunda vez.
Com a vereadora Bia Alves (Podemos) como candidata a vice-prefeita, o empresário e professor diz ser o mais bem preparado para assumir o Executivo a partir de janeiro de 2025 e colocar o município nos trilhos.
Em visita ao DS, Expedito ressaltou que acredita no potencial de Capivari e que seus projetos têm o objetivo de resgatar a autoestima dos capivarienses.
“Investi muito e tenho dado toda a minha contribuição para sermos um espaço de conhecimento. Peço que os empresários não abandonem nossa cidade. Precisamos deles e somos capazes de trazer novas empresas”, declara.
O plano de governo da dupla Expedito e Bia tem 151 itens previstos, distribuídos em 13 áreas. A saúde tem a maior quantidade de metas. Destaque para a reabertura do Pronto Atendimento 24 horas. A unidade funciona, mas não ininterruptamente, como já ocorreu no passado.
Também são planejadas a implantação de uma base do Samu e a construção da Casa do Autista, com suporte completo de psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.
O meio ambiente também tem uma série de propostas. A criação de uma cooperativa de reciclagem, a implantação da coleta seletiva de lixo e o IPTU Verde, que garante descontos aos cidadãos que adotam práticas sustentáveis em seus imóveis, são avaliados como essenciais para garantir qualidade de vida à população.
Educação
Na educação, o plano de governo prevê garantir o acesso e a permanência das crianças nas creches e escolas, investir na escola digital, promovendo e facilitando o acesso dos professores, alunos e pais, melhorar a estrutura física e promover a acessibilidade em todas as instituições de ensino municipal, além de incentivar e promover a qualificação continuada dos profissionais de educação.
Na área de bem-estar animal, Expedito quer criar o disque denúncia para maus-tratos.
Ciente de que o assunto animais de rua precisa de atenção especial, pretende criar o cadastramento de protetores independentes e um banco de ração para protetores independentes ou ONGs.
Transparência e revitalizações são evidenciadas
Expedito destaca como suas qualidades ser visionário e honesto, características essenciais para um governante sério e justo.
Pensando nisso, fala em garantir total transparência das ações do governo municipal, a valorização do servidor municipal, a elaboração de um plano de cargos e salários executável, e a criação do Programa Capivari Digital, cujo objetivo é agilizar e otimizar os mais diversos serviços públicos, com prazo máximo de 48 horas para liberação de licenças, alvarás e afins.
“Vamos realizar uma gestão que emana da população, onde o indivíduo, a família, o bairro e a população em geral exercem o poder e têm papel decisivo na condução da gestão e na alocação de recursos às prioridades reais de Capivari de Baixo”, destaca.
Na área esportiva, destaque para a revitalização das academias ao ar livre, a construção de quadras poliesportivas e campos de futebol nos bairros da cidade, promovendo o esporte amador local, e o oferecimento de aulas de defesa pessoal para as mulheres.
Já na segurança, as metas são a criação de uma Central de Videomonitoramento que agregue as câmeras públicas e particulares, a construção de uma base própria para a Guarda Municipal e a implantação de câmeras nas praças e em locais estratégicos da cidade.
Série de entrevistas
O DS publica desde ontem uma série de matérias com os três candidatos à prefeitura de Capivari de Baixo, que visitaram o Diário do Sul e falaram de suas propostas. A sequência das matérias publicadas a cada dia seguirão a ordem alfabética.