Secretário de Estado da Defesa Civil anunciou contratação para o prefeito Soratto
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina deu mais um passo para viabilizar as obras de melhoria no Rio Tubarão. Foram concluídos os documentos necessários para contratar empresas que farão dois estudos importantes: um sobre o comportamento da água do rio e os riscos de enchentes, e outro sobre a estabilidade das margens e problemas de erosão.
Além disso, a secretaria pediu que o estudo da Bacia do Rio Tubarão seja incluído no programa Jica, uma parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão. O objetivo é buscar alternativas mais eficazes para reduzir os impactos das cheias que atingem a região.
O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, em reunião na sede da Amurel com prefeitos da região, além de gestores da Amrec e Amesc. Ele também tratou do assunto diretamente com o prefeito Estêner Soratto, na prefeitura de Tubarão.
Para o secretário, a atualização técnica do projeto é um passo essencial para garantir a efetividade das futuras intervenções. “Estamos lidando com um projeto iniciado há mais de uma década e que passou por diversas mudanças. Precisamos assegurar que todas as etapas estejam atualizadas, com base em dados reais e atuais, para que as obras tragam resultados concretos na mitigação dos impactos de cheias e erosões ao longo do Rio Tubarão”, pontuou.
Documentos
Os documentos para licitar o estudo sobre o comportamento da água já estão prontos e seguem para análise da Gerência de Projetos. Já o estudo sobre a estabilidade das margens está na fase de definição de orçamento para a contratação.
“Reconhecemos o empenho do governo Jorginho Mello em atender uma demanda tão importante e histórica para a nossa cidade. Essa obra é fundamental para garantir mais segurança e qualidade de vida para a nossa população, e agradecemos todo o esforço da Proteção e Defesa Civil estadual para que ela se torne realidade”, ressaltou o prefeito de Tubarão, Estêner Soratto.