Da roda de conversa entre alunos e coordenador de um evento sobre Alice surgiu a ideia
Alunos da Escola Municipal Faustina da Luz Patrício, de Tubarão, participaram de um concurso de poesias tendo como tema a obra e a vida da escritora tubaronense Alice Cardoso de Jesus.
A iniciativa se deu após uma roda de conversa que aconteceu entre os estudantes e Luiz Gonzaga, coordenador do evento “Entre Versos e Memórias: A Poesia e o Legado de Alice Cardoso de Jesus”.
Serão escolhidos, dentre os alunos, três classificados com as melhores poesias, escolhidas pela coordenação, e que serão premiados no evento.
Alice Cardoso de Jesus nasceu em Tubarão, tendo uma infância marcada por dificuldades, incluindo a perda precoce de sua mãe e ainda a impossibilidade de frequentar a escola.
Somente aos 42 anos de idade, ao ingressar às aulas no antigo Mobral, ela teve a oportunidade de realizar seu sonho: aprender a ler, escrever e fazer poesias.
Sua obra mais recente, Gotas de Luz (2004), é o fio condutor da homenagem que será feita no evento, reunindo textos que refletem esperança, fé, superação e amor pela vida.
Obras
O talento de Alice veio desde suas primeiras redações escolares, em forma de verso, até lançamentos de obras como Pérola Negra (1978), Chama da Esperança (1986) e sua participação na coletânea Vozes do Sul (1991).
A produção da escritora tubaronense foi reconhecida pela força literária e a sensibilidade social. Autodidata e vencedora de concursos estaduais de poesia, Alice foi membro da Academia Sul-Catarinense de Letras, ocupando a cadeira de número 11.