Gabriel Amaral será entrevistado pelo jornalista Caco Barcellos
O estudante de Jornalismo Gabriel Amaral Serafim, de Laguna, está entre os 20 finalistas do “Profissão Repórter Procura”, novo quadro do Fantástico, da TV Globo, que busca revelar jovens talentos do jornalismo brasileiro. Aos 21 anos, Gabriel cursa Jornalismo na UniSul, em Tubarão, e também atua na UniTV, emissora educativa afiliada à TV Cultura.
A seleção reuniu estudantes de diferentes regiões do país e teve como primeira etapa o envio de uma reportagem inédita de até dois minutos sobre manifestações culturais brasileiras.
Para participar, o lagunense produziu uma reportagem sobre os butiazais de Imbituba, destacando a relação da vegetação e do fruto butiá com a cultura local, incluindo culinária, tradições e até poesia.
Segundo Gabriel, a classificação foi recebida com surpresa e alegria.
“Fiquei bastante feliz e até surpreso, porque foi uma seleção com estudantes de Jornalismo do Brasil inteiro. Aqui em Santa Catarina, por exemplo, foram só dois estudantes: eu, da UniSul, e uma estudante da UFSC. Então realmente fiquei muito feliz”, afirmou.
O estudante explicou ainda que escolheu os butiazais por entender que o tema dialogava bem com a proposta do programa. “A vegetação que dá o fruto, o butiá, movimenta muita coisa, desde a culinária, com doces, até poesia. Encontrei uma mulher que faz poesia sobre os butiazais, então foi algo que encaixou muito bem com a proposta do programa da Globo”, destacou.
Próxima fase
A próxima fase da seletiva será uma entrevista com o jornalista Caco Barcellos. Ao todo, seis participantes serão escolhidos para seguir no reality jornalístico da TV Globo.
“Agora é me preparar para a entrevista com o Caco Barcellos e torcer para estar entre os seis escolhidos”, completou Gabriel.