28 DE OUTUBRO DE 2024
Fechar [x]

Estoques de vacina contra a covid estão zerados

Na Regional de Tubarão, previsão é de chegar nova remessa semana que vem

25/10/2024 06:00|Por Redação

O estoque de vacina contra a covid-19 está zerado em Santa Catarina, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES). A falta de vacina no Estado afeta tanto o público infantil (abaixo de 12 anos) quanto os adultos. Conforme a SES, o Estado não recebe vacinas destinada às crianças desde julho deste ano, quando solicitou novos lotes ao Ministério da Saúde. 

“A mais recente solicitação ocorreu em 9 de outubro de 2024, quando foi pedido um total de 100 mil doses, mas, até o momento, não recebemos retorno sobre o atendimento desse pedido por parte do governo federal”, informou o órgão em nota.

Na Regional de Tubarão o estoque também está zerado, segundo a enfermeira coordenadora do setor de imunização, Shaiane Salvador. “A previsão é de recebimento na próxima semana, mas ainda não temos o dia certo”, diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de Santa Catarina, a falta de vacina contra a covid-19 afeta outros estados do Brasil, sendo um problema atribuído a dificuldades na aquisição das doses pelo Ministério da Saúde, responsável pelo envio do imunizante. Somente neste ano, o país registrou mais de cinco mil mortes pelo vírus, sendo considerada a doença infecciosa que mais mata no território nacional.

Distribuição  

Em nota, o Ministério da Saúde informou que vai distribuir aos estados nova remessa de 1,2 milhão de doses da vacina contra o vírus ainda nesta semana e que o estoques para vacinação de crianças deve ser regularizado. A pasta ainda informou que as entregas pelos fabricantes serão realizadas de forma parcelada, conforme a adesão da população à vacinação e as atualizações aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ainda conforme a pasta, a vacina é destinada para o público prioritário – pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e crianças, entre outros. Também é indicada para a população que não completou o esquema vacinal.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR