Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Estados unem forças pela integração ferroviária

Projeto visa conectar a Região Sul e parte do Centro-Oeste por trilhos

10/07/2025 06:00|Por Redação

Quatro estados deram um passo conjunto em defesa de um novo ciclo de desenvolvimento ferroviário no Brasil. O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, recebeu nesta terça-feira autoridades do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul para debater a integração das malhas ferroviárias e consolidar a proposta da Ferrosul, projeto que visa conectar a Região Sul e parte do Centro-Oeste por trilhos.

A reunião, realizada em Florianópolis, resultou na decisão de criar uma comissão técnica interestadual, com representantes indicados por cada estado, para atuar diretamente nos debates nacionais sobre a renovação das concessões ferroviárias. A comissão também terá o papel de elaborar propostas conjuntas e traçar um plano estratégico para fortalecer a infraestrutura logística da região.

“Vamos formalizar essa comissão com base em uma carta assinada pelos quatro governadores, declarando a intenção comum de trabalhar o tema de forma coordenada. A união é essencial para fazer o assunto avançar e garantir mais competitividade econômica para nossos estados”, afirmou o governador Jorginho Mello.

Por Santa Catarina, os secretários de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins e Ivan Amaral, e o adjunto da Infraestrutura, Ricardo Grando, serão os responsáveis por representar o estado nas discussões. Segundo Beto Martins, a articulação liderada por Santa Catarina fortalece a posição do Sul no cenário nacional. “Essa união nos dá mais poder de negociação. Por décadas, nossa região foi negligenciada em investimentos logísticos. Agora mostramos força e coesão”, declarou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Investimento e União

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, destacou que, no caso gaúcho, a malha ferroviária sofreu forte desativação ao longo dos anos, e hoje apenas 25% está em funcionamento. Para ele, a união dos estados é fundamental para reverter esse quadro e garantir um futuro logístico mais eficiente. “Infraestrutura é peça-chave para o desenvolvimento. Essa integração de visões entre Sul e Centro-Oeste é estratégica para o país”, defendeu.

Os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul foram representados por seus secretários, já que os governadores Ratinho Junior e Eduardo Riedel estavam em compromissos fora do país.

A expectativa do grupo é de que a criação da Ferrosul e a atuação conjunta da comissão técnica ampliem a pressão por investimentos e modernização da malha ferroviária da região.

 

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR