Mesmo com a pandemia da covid-19, Santa Catarina teve um aumento de 15% em doações de órgãos nos primeiros cinco meses do ano em relação a 2019. De janeiro a maio deste ano, foram registradas 129 doações de múltiplos órgãos, 17 a mais do que o mesmo período de 2019, que foram 112.
Neste ano, apenas em março houve uma queda, se comparado aos dados de 2019. Foram registradas 34 doações em janeiro, 26 em fevereiro e 19 em março, mês marcado pelo fechamento de diversas atividades devido à pandemia. O crescimento foi retomado em abril e maio, com 23 e 27 doações efetivadas.
Vale lembrar que 2019 já havia sido um ano histórico neste quesito no Estado. Santa Catarina registrou 332 doadores efetivos em 2019, 45 a mais em relação a 2018. O Estado também teve o melhor desempenho da história nos transplantes: foram 1.507 procedimentos, contra 1.217 registrados em 2018. A melhor marca até então era de 2014, quando o estado contabilizou 1.386. O coordenador estadual da SC Transplantes, Joel de Andrade, confirmou que a pandemia chegou a trazer algumas dificuldades de logística, que logo foram vencidas. Os doadores precisam passar por exames para detectar a presença do vírus.