Documento será protocolado no Ministério dos Transportes pelo governo de Santa Catarina
O governo de Santa Catarina deve protocolar ainda nesta quarta-feira (3), junto ao Ministério dos Transportes, um estudo técnico que propõe a construção de um contorno viário de 5,2 quilômetros na BR-101, no trecho do Morro dos Cavalos.
O projeto prevê a abertura de um desvio entre os quilômetros 233 e 236, com custo estimado em R$ 291 milhões. A proposta, elaborada pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, inclui a construção de uma ponte sobre o rio Maciambu e de um viaduto de 80 metros sobre a rodovia.
De acordo com o documento intitulado “Estudo de Concepção para o Contorno do Morro dos Cavalos”, o prazo de execução é de três anos, um mês e 15 dias a partir da licença ambiental. Apesar do novo traçado, o governo não descarta a possibilidade de um túnel no local, considerando as obras complementares.
Na entrega do estudo, o governador Jorginho Mello anexou uma carta em que reforça: “É importante deixar claro que o contorno não impede a realização de um túnel como o projetado. As ações são complementares, ao criar alternativas para um trecho em constante crescimento. O esforço executado até o momento é o limite do que pode ser feito pelo governo de Santa Catarina em uma rodovia federal sob concessão privada”, destacou.
O documento também aborda a questão da reserva indígena existente no trecho. “Para os próximos passos, o Estado precisa que o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, participe da elaboração do projeto executivo, especialmente no que envolve a área da reserva. E, na sequência, esteja envolvido, mesmo que apenas com as autorizações necessárias, para transformar a proposta em obra”, aponta o texto.