Um dos principais momentos do evento foi a participação do presidente da Copérdia, Vanduir Martini
Na manhã de sábado, o salão da comunidade de São João, em Armazém, recebeu o Encontro Regional de Piscicultores. O evento reuniu produtores de Armazém, São Martinho, Rio Fortuna, Braço do Norte, São Ludgero e outras cidades da região, com o objetivo de ampliar conhecimentos técnicos, discutir o futuro da cadeia produtiva da tilápia e debater a viabilidade da instalação de um frigorífico de peixes no município.
Durante o encontro, técnicos da Epagri e especialistas do setor apresentaram dados atualizados sobre a piscicultura. Armazém, que na última safra ultrapassou a marca de quatro mil toneladas de tilápia produzidas, desponta como uma referência estadual na atividade, impulsionada também pela visibilidade gerada pela Festa Regional da Tilápia.
Um dos principais momentos do evento foi a participação do presidente da Copérdia, Vanduir Martini. A possível instalação de um frigorífico da cooperativa na cidade foi tema central da conversa. Martini destacou que, apesar de a Copérdia já atuar fortemente em setores como aves e suínos, a piscicultura seria uma nova frente, exigindo estudo detalhado e deliberação do Conselho. “É uma conversa que está apenas começando, com muitos capítulos pela frente”, ressaltou.
O vice-prefeito Guilherme José Heerdt Corrêa, o Penacho, lembrou das dificuldades enfrentadas pelos piscicultores. “Precisamos valorizar esses verdadeiros guerreiros, que trabalham de segunda a segunda para garantir uma tilápia de qualidade na mesa das famílias”, declarou.
“Hoje, nossa região produz 1/3 de toda a tilápia no estado, com os municípios de Armazém, Rio Fortuna, Braço do Norte, São Ludgero, São Martinho e Grão-Pará totalizando uma produção total de 20 mil toneladas/ano. Precisamos de um frigorífico que atenda essa produção, pois o que temos hoje comporta apenas 25% do que é produzido aqui e 75% é enviado ao norte do estado”, pontua Guilherme.
Visita
Ao final do encontro, os participantes realizaram uma visita técnica à propriedade de César Wensing, uma das maiores produtoras de tilápia de Santa Catarina.