Fundada em Orleans, a Librelato Implementos Rodoviários apresentou uma proposta para abrir capital na B3, a bolsa de valores do Brasil. A companhia, atualmente sediada em Içara, tem 51 anos e é a terceira maior empresa brasileira no mercado de reboques e semirreboques sobre chassi para carga pesada. A empresa vai buscar capital no mercado para ampliar investimentos. O objetivo é ampliar o crescimento orgânico com investimentos em tecnologia e, também, fazer aquisições.
Os sócios da empresa que colocam ações à venda são a Librelato Participações, Vitória Ghisoni Librelato e VGL Administração de Bens. O capital social da companhia é de R$ 89 milhões, e ela está autorizada a elevar esse montante para até R$ 600 milhões. O banco líder da oferta é o Itaú BBA, e a instituição escrituradora é o banco Bradesco.
A companhia tem 1.600 empregados e mais de 2.100 clientes no Brasil. Ela começou como uma pequena serraria fundada por Berto Librelato. Logo, iniciou a produção de carrocerias de madeira.
Entre as estratégias de crescimento este ano, com a perspectiva do capital obtido na bolsa, estão o avanço em tecnologias de processo e logística, incluindo robôs e digitalização da produção, realização de pesquisa e desenvolvimento e aprimoramento dos atuais ativos, incluindo mais aquisições de máquinas. O plano prevê aquisição de empresa para ampliar atividades.