Foi registrado um aumento de 97,82% nas doações
Os contribuintes de Tubarão que optaram por destinar parte de seu Imposto de Renda, seja o saldo a pagar ou de restituição a receber, ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e ao Fundo do Idoso (FDI), neste exercício de 2025, praticamente dobraram em relação ao ano passado.
Foi registrado um aumento de 97,82% nas doações a estes fundos especiais, criados para captar e aplicar recursos em projetos que beneficiam crianças, adolescentes e idosos.
Os números oficiais foram divulgados pela Receita Federal e apontam que as doações realizadas pelos contribuintes da Cidade Azul chegaram a R$ 585.627,45. Deste valor, 58,4% são destinados ao FIA e 41,6% ao FDI.
Agora, os conselhos responsáveis - dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) -, farão o repasse destes recursos, obedecendo editais que serão lançados, provavelmente, ainda este ano.
“A ideia é lançarmos, ainda este ano, um edital para projetos governamentais e um outro para os projetos não-governamentais, mas ainda sem datas definidas”, explica a presidente do CMDCA, Isabel Cargnin. “O Conselho do Idoso segue a mesma lógica do nosso, ou seja, também lançará os seus editais.