A maior movimentação nas lojas na quinta-feira foi para as tradicionais trocas
O dia 26 de dezembro, embora não seja oficialmente reconhecido, já se tornou uma data aguardada por consumidores e lojistas: é o chamado “Dia Mundial da Troca”. Após as festas de Natal, muitas pessoas que receberam presentes que não agradaram ou que não serviram se dirigem às lojas para realizar trocas e até aproveitar para mais algumas compras.
Em Tubarão, essa tendência não foi diferente, com consumidores e lojistas movimentando o comércio. Gabriela da Silva aproveitou logo o primeiro dia após o Natal para trocar alguns presentes. Ela foi até a Lunabella Calçados e, além de trocar, ainda fez mais algumas compras.
No “Dia Mundial de Trocas” reflete uma mudança no comportamento do consumidor, que busca, cada vez mais, conveniência e flexibilidade nas compras. “As pessoas não querem esperar até o fim de semana ou até o mês de janeiro para trocar algo que não gostaram. Essa data tornou-se uma oportunidade para ajustar rapidamente o que não atendeu às expectativas”, afirmam especialistas.
Direitos e deveres
O Procon lembra, no entanto, que nenhuma loja é obrigada a trocar o produto se esse não apresenta nenhum tipo de defeito de qualidade ou quantidade. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente só tem direito à troca do produto se não for possível a substituição das partes defeituosas ou se o defeito não for sanado no prazo máximo de 30 dias.
Entretanto, apesar de saber que não há obrigatoriedade na realização de trocas apenas por gosto ou tamanho, muitas lojas, para não gerar decepção e fidelizar o cliente, oferecem esse benefício em sua política de troca, que precisa, porém, estar exposta ao consumidor de forma clara, com todas as condições necessárias para utilização desse benefício.