Neste sábado, comemora-se o Dia Internacional do Cooperativismo. A data é comemorada no primeiro sábado do mês de julho desde 1923, quando era realizada uma confraternização entre todos os povos ligados a atividades de cooperativismo.
Cooperativas por um trabalho digno é o tema do Dia Internacional do Cooperativismo deste ano. O objetivo é reforçar a mensagem de que as cooperativas são empresas centradas nas pessoas, caracterizadas por um controle democrático que prioriza o desenvolvimento humano e a justiça social no local de trabalho.
Para o presidente da Cooperativa de Eletricidade de Gravatal (Cergral), João Vânio Mendonça Cardoso, as motivações para mudar suas vidas e a comunidade onde estão inseridos são fatores que movem a participação dos membros de uma cooperativa por promover o desenvolvimento integral, gerando emprego, renda e qualidade de vida. “Em muitos lugares, se não fosse a existência de uma cooperativa elétrica, a energia, ainda hoje, provavelmente não se faria presente”, ressalta.
As cooperativas em todo o mundo, de acordo com uma estimativa recente, empregam ou são a principal fonte de renda para mais de 279 milhões de pessoas, quase 10% do total da população trabalhadora da humanidade.
Segundo o presidente da Cergral, as cooperativas têm um papel essencial no desempenho para a criação de empregos e no empoderamento econômico e social das comunidades. “As cooperativas são empresas centradas nas pessoas e no desenvolvimento comunitário, trabalhando o crescimento de cada um de forma coletiva”, acentua.
SOBRE A DATA
O Dia Internacional das Cooperativas das Nações Unidas é celebrado anualmente no primeiro sábado de julho, e o objetivo é aumentar a conscientização das cooperativas. Em 16 de dezembro de 1992, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a resolução que proclamava o primeiro sábado de julho de 1995 como o Dia Internacional das Cooperativas, marcando o centenário da criação da Aliança Cooperativa Internacional. A comemoração deste ano será o 25º Dia Internacional das Cooperativas das Nações Unidas e o 97º Dia Internacional do Cooperativismo.