Elvis Palma/DS As restrições decretadas pelo governo do Estado para o fim de semana valeram, na prática, apenas para lojas e restaurantes que ficaram com as portas fechadas. Nas ruas, praias e casas, as aglomerações permaneceram, dando trabalho extra para a polícia.
Somente no sábado, pelo menos quatro festas foram interrompidas pela PM na região, mas o número de reuniões foi muito maior. Em uma delas, a acusada por promover a aglomeração tinha perdido o pai para a covid-19 na última semana. Na residência, em Braço do Norte, havia 20 pessoas sem máscara e dividindo copos de bebidas. “Ela informou que seu pai era festeiro e faleceu na última quinta-feira, então estava depressiva em casa e resolveu chamar alguns amigos e promoveu uma festa”, aponta o boletim de ocorrência do caso. O evento foi encerrado, e um boletim e ocorrência foi registrado.
Em Grão-Pará, um grupo de dez pessoas também foi flagrado ingerindo bebidas alcoólicas, compartilhando o mesmo copo e fumando. Uma caixa de som foi recolhida, e os agentes confeccionaram um termo circunstanciado por infringirem determinação do Poder Público, destinada a impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa.
Em Gravatal, uma festa de aniversário com 20 pessoas, todas sem máscara, precisou ser encerrada pela PM. Outro caso semelhante de descumprimento do decreto foi registrado em Sangão. A PM foi acionada após denúncias de uma festa de aniversário no Centro do município. Chegando lá, os agentes encontraram cerca de 20 pessoas sem máscaras e aglomeradas. Na sexta-feira, um bar chegou a ser interditado em Rio Fortuna. No local, havia 30 pessoas.
Praias cheias
Com o fim de semana de sol, as praias permaneceram lotadas no sábado e domingo, apesar da proibição. Em Laguna, somente ontem à tarde, quando o movimento já era bem menor devido à possibilidade de chuva, uma operação foi realizada para orientar os banhistas a deixarem a orla. Antes disso, a areia estava tomada de cadeiras e guarda-sóis. Até tendas foram instaladas por banhistas, que aproveitaram o calor sem qualquer interrupção.