Temperaturas devem cair. Órgão pede atenção às rajadas de vento a partir de hoje
O avanço de uma nova frente fria provoca mudança no tempo. Hoje o dia começa com mínimas próximas a 5°C na Serra, já nas demais áreas as temperaturas variam entre 12 e 16°C. À tarde, o tempo permanece ameno na metade leste do estado, com máximas entre 15°C e 20°C, enquanto no oeste as temperaturas voltam a subir, se aproximando dos 30°C, segundo a Defesa Civil estadual.
A partir de amanhã, a passagem de uma nova frente fria associada à formação de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul deve deixar o tempo ainda mais instável no estado, com risco de temporais, chuva intensa, raios e rajadas de vento em diferentes regiões ao longo do dia.
A secretaria municipal de Proteção e Defesa Civil alerta para a previsão de chuva em Tubarão a partir desta sexta-feira. De acordo com modelos meteorológicos e órgãos oficiais de previsão do tempo, há possibilidade de acumulados entre 40 e 120 milímetros de chuva ao longo do dia, além da ocorrência de temporais isolados durante a passagem de uma frente fria pela região.
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques, reforça o alerta e pede atenção especial aos moradores de áreas sujeitas a alagamentos e deslizamentos. “Nossa equipe estará de prontidão, acompanhando a evolução das condições climáticas e pronta para atender eventuais ocorrências, por meio do telefone 199”, destaca o secretário.
Sábado
No sábado, embora a frente fria se afaste, a circulação do ciclone em alto- mar ainda mantém o tempo encoberto e com chuva em vários momentos. Os ventos sopram moderados a fortes, variando de nordeste a noroeste na sexta-feira e passando para sul no sábado, com rajadas que podem superar os 80 km/h, especialmente nas áreas litorâneas.