Uma das etapas desse processo envolve a remoção de materiais resultantes da escavação e dos acabamentos
A concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município, Tubarão Saneamento, emitiu uma nota oficial em que esclarece à população sobre o vídeo que está circulando de um fluxo de água sendo liberado na vala de drenagem próxima ao trilho, junto à rua Professora Mylma Neves Cargnin, no bairro Santo Antônio de Pádua, no final de semana.
As obras de ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto seguem conforme o cronograma estabelecido. Uma das etapas desse processo envolve a remoção de materiais resultantes da escavação e dos acabamentos.
“Para garantir a eficiência do sistema, é realizado um procedimento de limpeza da rede de coleta, que inclui o lançamento de água para arrastar resíduos até um ponto de coleta. A água utilizada nesse processo é posteriormente direcionada para a rede ou para as valas de drenagem por meio de bombas, enquanto o material sólido é corretamente destinado”, explica.
“Esse procedimento de limpeza é essencial, pois, durante a obra, detritos podem entrar na tubulação e precisam ser removidos antes da liberação da rede para a conexão dos usuários. A água utilizada na limpeza é bombeada para o sistema de drenagem no ponto mais baixo do sistema”, completa a concessionária.
Preocupação
“Portanto, o vídeo que está sendo compartilhado refere-se à água proveniente da limpeza da rede e não a esgoto. A população está cada vez mais atenta às questões ambientais, o que é positivo e importante. No entanto, a Tubarão Saneamento segue padrões técnicos adequados e este procedimento é parte do processo de limpeza das redes inativas para que possamos, posteriormente, liberá-las para a conexão da população. Agradecemos a preocupação da comunidade”, conclui o diretor Marcelo Matos.