Sábado, 06 de junho de 2026
Fechar [x]

Complexo Lagunar recebe monitoramento ambiental

Trabalhos estão sendo realizados pela Casan na região da Lagoa Santo Antônio

22/04/2026 06:00|Atualizada em 23/04/2026 01:11|Por Redação

Avaliar a qualidade ambiental do Sistema Lagunar Santo Antônio – Imaruí – Mirim e contribuir com a preservação de sua biodiversidade, assim como da pesca e do turismo. Esses são objetivos do monitoramento ambiental que vem sendo executado pela Casan.

Desde setembro do ano passado, os estudos avaliam diferentes aspectos ambientais, como a qualidade da água da superfície e do fundo, sedimentos, microorganismos aquáticos, populações de peixes e cetáceos, com ênfase nos botos.

“Esse monitoramento ambiental permite uma análise integrada da dinâmica ecológica do Complexo Lagunar. Os trabalhos são desenvolvidos como condicionante da Licença Ambiental de Operação emitida pelo IMA para funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Laguna”, explica a gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Casan, Andreia Senna.

Segundo o órgão, o monitoramento é desenvolvido na área influenciada pelo SES de Laguna, por conta do lançamento de efluente tratado na Lagoa Santo Antônio dos Anjos, que faz parte do Complexo Lagunar. As análises físico-químicas da água e do sedimento têm periodicidade trimestral, e os estudos da ictiofauna (população de peixes) e dos botos são semestrais. Após cada campanha, os dados são consolidados e apresentados em relatórios, o que permite o acompanhamento da qualidade ambiental ao longo de ciclos anuais.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ferramenta   

“Para a Casan, essa é uma importante ferramenta de gestão ambiental, que oferece informações para avaliar a eficiência do sistema de esgoto, o atendimento às condicionantes do licenciamento e a tomada de decisão quanto a melhorias operacionais e ambientais da infraestrutura de coleta e tratamento”, completa Andreia.

O trabalho vem sendo executado por equipe técnica multidisciplinar da empresa Garden Consultoria Projetos e Gestão, contratada pela Casan, composta por engenheiro ambiental, geólogo e biólogos. As campanhas de campo são realizadas com o uso de embarcação e drone, possibilitando o acesso aos pontos amostrais distribuídos na região.

Complexo Lagunar

O Complexo Lagunar é formado pelas lagoas Santo Antônio dos Anjos, Imaruí e Mirim. Esse sistema estuarino é um ambiente costeiro de transição, onde a água doce se encontra e se mistura com a água salgada do mar. O complexo faz conexão com a bacia do Rio Tubarão, e é um patrimônio histórico, ambiental e econômico do Sul do Estado.

  • 1 / 1
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR