A companhia estima que o consumo de energia no estado possa crescer em cerca de 15% nos meses da estação
Foto: Elvis Palma/DS Com as altas temperaturas que já começam a afetar Santa Catarina e a previsão de um dos verões mais quentes da história, a Celesc alerta sobre a importância de adotar medidas para o consumo consciente de energia elétrica.
O verão, que começou oficialmente no sábado, promete intensificar o uso de aparelhos como ar-condicionado, ventiladores e chuveiros elétricos. A companhia estima que o consumo de energia no estado possa crescer em cerca de 15% nos meses da estação, quando comparado com os demais meses do ano.
Para economizar na conta de luz, a gerente da Divisão de Eficiência Energética da Celesc, Manuela Luz Cardoso, dá algumas orientações importantes. Ela alerta que o ar-condicionado se torna o maior vilão caso não seja usado com moderação.
“Utilizar o ar-condicionado na temperatura adequada (23ºC) e optar por um modelo econômico, além de manter a borracha de vedação da geladeira em bom estado, são algumas das medidas que podem fazer a diferença. Sobre o ar-condicionado, outra dica de ouro é: se for sair por períodos prolongados, desligue o aparelho, recomenda.
Hábitos como o uso demorado do chuveiro elétrico lideram o consumo de energia na maioria das residências e podem representar um acréscimo de 25% a 35% no valor total da conta de luz.
Utilize o aparelho no modo verão e evite banhos demorados, pois, além de economizar energia, economiza-se água.
Tempo
O feriadão de Natal deve ser de sol entre nuvens, com condição de chuva isolada e passageira no litoral, especialmente no início e fim do dia, associada à circulação marítima.