Setor do HNSC em Tubarão precisa aumentar estoque para ajudar mais bebês
No mês dedicado à conscientização sobre a importância do leite materno como alimento ideal para os bebês - o Agosto Dourado -, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) conta com o Banco de Leite Humano, que tem como missão promover proteger e apoiar o aleitamento materno, reconhecendo a amamentação como um ato essencial também para a saúde da mãe.
“No entanto, a demanda é constante e, muitas vezes, o estoque não é suficiente para atender a todos os bebês internados. Por isso, a doação de leite materno é fundamental e salva vidas. Estudos mostram que o leite doado acelera a recuperação dos recém-nascidos e contribui para reduzir complicações e sequelas futuras”, ressalta a enfermeira líder do setor, Débora Fileti Verona.
Hoje, o estoque do HNSC está em menos de cinco litros, enquanto “o ideal para trabalharmos tranquilamente seria, no mínimo, 15 litros”, alerta.
Com atendimento especializado e disponível 24 horas por dia, o Banco de Leite oferece suporte integral às mães internadas, àquelas com bebês na UTI Neonatal e às que enfrentam dificuldades para amamentar, inclusive após a alta hospitalar. O trabalho é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, com atuação em parceria com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.
Doadoras
Toda mulher saudável, que esteja amamentando e tenha produção de leite superior à necessidade do seu bebê, pode se tornar uma doadora. Basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano do HNSC pelo WhatsApp 99191-7280, onde será orientada sobre os procedimentos necessários.
De acordo com a enfermeira, o processo de doação é seguro e cercado de cuidados. “Com um gesto simples de amor e solidariedade, é possível ajudar a salvar vidas e proporcionar um início mais saudável para muitos recém-nascidos”, conclui Débora.
Serviços realizados
Além de apoiar a amamentação, o Banco de Leite do HNSC realiza a coleta, o processamento e a distribuição de leite materno pasteurizado para recém-nascidos internados na UTI Neonatal e para bebês que, por diferentes motivos, não podem ser amamentados diretamente por suas mães. “Todo o leite doado passa por rigoroso controle de qualidade físico, químico e microbiológico, garantindo segurança e eficácia na sua utilização”, ressalta a enfermeira Débora.