Expectativa foi divulgada pela prefeitura de Tubarão após reclamações
A prefeitura de Tubarão informou que o serviço de coleta de lixo no município deve ser normalizado nesta semana. A previsão é de que, a partir de hoje, o cronograma regular de recolhimento nos bairros seja retomado, mantendo os mesmos dias e horários que eram praticados anteriormente.
Nos últimos dias, moradores da cidade relataram aumento nas falhas e atrasos na coleta, situação que gerou diversas reclamações. Segundo a administração municipal, a Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus, empresa contratada em caráter emergencial desde o dia 2 de outubro, já recolheu 985,5 toneladas de resíduos até a última quinta-feira.
O trabalho vem sendo realizado em três turnos diários, com o objetivo de reduzir o acúmulo causado por atrasos anteriores e pela fase inicial de adaptação da nova empresa às rotas de coleta. Atualmente, onze caminhões, entre compactadores, baús e caçambas, estão nas ruas para garantir o atendimento em toda a cidade.
“O serviço já está em fase de normalização. A prefeitura agradece a compreensão e a paciência da população e pede que o lixo seja depositado nos dias e horários definidos”, destacou o prefeito Estêner Soratto.
MPSC de olho
Na última semana, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Tubarão, instaurou uma notícia de fato para acompanhar a situação da falta de coleta de lixo no município.
Conforme o MPSC, moradores relataram acúmulo de resíduos nas ruas e odor forte. A situação vem sendo amplamente comentada pela população, pela imprensa local e nas redes sociais. Diante do problema, a promotoria de Justiça expediu um ofício à prefeitura de Tubarão solicitando que, no prazo de cinco dias úteis, encaminhe informações detalhadas sobre o caso.
O documento requer esclarecimentos sobre os motivos da interrupção da coleta pela empresa responsável, a data do encerramento das atividades, as medidas adotadas pelo município ao tomar conhecimento da paralisação e a situação atual do serviço, incluindo dias, horários e regularidade da coleta.
Limpeza de rios e córregos
A secretaria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão segue com o trabalho de limpeza e desobstrução de rios, córregos e valas que cortam a área urbana do município. A ação, que vem sendo realizada de forma contínua ao longo deste ano, tem como objetivo garantir o escoamento adequado da drenagem e minimizar os efeitos de alagamentos durante o período de chuvas mais intensas. Nos últimos dias, equipes atuaram no bairro Vila Esperança, com o apoio de uma retroescavadeira, e na região do Monte Castelo e Sertão dos Corrêas, onde o serviço é realizado com o auxílio de uma escavadeira hidráulica.