Ministério Público identificou onde há mais maus-tratos a animais no estado
Jaguaruna, Garopaba e Lauro Müller estão entre os dez municípios catarinenses com maior incidência de registros de maus-tratos a animais, segundo levantamento do Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais (Gedda), do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
O estudo, elaborado com base em dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, analisou a taxa de ocorrências por 100 mil habitantes entre 2023 e 2025.
No ranking consolidado do triênio, Jaguaruna aparece na segunda colocação estadual, seguida por Garopaba, em quinto lugar, e Lauro Müller, na nona posição. Imbituba também figura na lista, ocupando o 23º lugar.
Além dos municípios do Sul do estado, completam o grupo prioritário Palhoça, São José, Campos Novos, Florianópolis, Belmonte, Biguaçu e Mondaí.
Diante do cenário, as dez cidades serão prioridade na implantação do projeto MP Guardião da Vida Animal, lançado nesta segunda-feira. A iniciativa prevê o acompanhamento e a fiscalização da implantação de políticas públicas permanentes de proteção e bem-estar animal, com foco na prevenção aos maus-tratos e ao abandono.
Segundo a coordenadora do Gedda, promotora de Justiça Simone Schultz, o levantamento demonstra que os casos de maus-tratos não estão restritos a uma única região do estado.
“Os números mostram que os maus-tratos aos animais não são uma realidade isolada, mas um problema recorrente em municípios de diferentes portes e regiões de Santa Catarina. O projeto Guardião da Vida Animal nasce justamente para transformar esse diagnóstico em ação concreta”, afirmou.
Procedimento
Com base nesses dados, o Ministério Público também já instaurou um procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar o estabelecimento de políticas públicas de proteção animal nestas cidades. A medida prevê uma atuação conjunta entre as promotorias de Justiça.