Vigilância intensifica varreduras nos bairros e amplia ações preventivas
Gravatal iniciou na última semana uma força-tarefa para captura de escorpiões-amarelos na cidade.
A ação concentra-se em áreas previamente mapeadas pela Vigilância em Saúde, especialmente no bairro Termas, onde foram identificados diversos exemplares do Tityus serrulatus, espécie considerada a mais venenosa da América do Sul.
A operação envolve um trabalho integrado das secretarias de Saúde, Agricultura e Infraestrutura, com foco na limpeza e manutenção de locais propícios à proliferação do animal, além de varreduras diurnas e noturnas.
Logo no início da ação, um escorpião foi encontrado durante a varredura. No período noturno, as equipes capturaram três escorpiões adultos e dez filhotes, totalizando 14 exemplares apreendidos pela força-tarefa.
Os trabalhos ocorreram na Rua José de Oliveira Martins, onde foi realizada a limpeza de um terreno e de um pasto, com retirada de entulhos e materiais de construção. Um dos escorpiões foi localizado próximo a uma residência situada no interior do terreno.
Com essas capturas, Gravatal soma 58 escorpiões-amarelos registrados em janeiro de 2026. Do total, parte já havia sido recolhida anteriormente pela Vigilância em Saúde, antes do início da força-tarefa.
Segundo a agente de endemias Simone Isidoro, as ações serão ampliadas para as ruas Bruno Scremin e Tito de Oliveira, locais com grande número de registros.
“As varreduras vão se estender durante esta semana e nas próximas, sendo realizadas duas vezes por semana, conforme as condições climáticas”, destaca.
Histórico
No dia 12 de janeiro, outra ação resultou na captura de 14 escorpiões-amarelos. Na semana anterior, haviam sido encontrados 30 exemplares, totalizando cerca de 44 animais neste início de 2026.
Em comparação, ao longo de todo o ano de 2025, entre janeiro e dezembro, o município registrou 45 ocorrências da espécie. Apesar do aumento expressivo, não houve registro de acidentes em 2026.