Expectativa da prefeitura de Tubarão é de funcionamento ainda no primeiro semestre
Instrumento idealizado para fortalecer o sistema econômico do município através da geração de ideias, negócios, tecnologias e produtos do futuro, o Centro de Inovação de Tubarão está com as obras estruturais concluídas e começa a receber acabamentos na parte interna.
A expectativa do município é de que o empreendimento seja colocado em funcionamento ainda no primeiro semestre.
Hoje, o prédio recebe a instalação do elevador e sistema elétrico. Depois que os acabamentos da cobertura do quinto andar estiverem prontos, a NGR Tecnologia Construtora e Incorporadora poderá acelerar a parte do piso sintético e carpete do auditório, aparelhos de ar condicionado, teto de gesso, luminárias, pintura e demais acabamentos.
A partir de abril, a prefeitura vai lançar um edital para aquisição das divisórias, mobiliário e equipamentos de vigilância eletrônica e outro edital para ocupação de empreendedores, para iniciar de fato as operações no Centro de Inovação.
O funcionamento desse instrumento é planejado de maneira bastante cuidadosa desde 2017, quando foram criados a Lei de Inovação e o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde então, a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia liderou uma série de iniciativas voltadas ao estímulo de projetos inovadores.
Entusiasta do Centro de Inovação, o prefeito Joares Ponticelli sempre entendeu que o instrumento é uma grande oportunidade para geração dos chamados “empregos do futuro”, mas defende que a vocação do local precisa estar voltada à área da saúde, acompanhando, assim, um setor de destaque na economia tubaronense.
Retomada das obras em 2018
A ordem de serviço para a retomada das obras foi assinada em abril de 2018. Em dezembro do ano passado, o governo do Estado repassou R$ 835 mil para o Centro de Inovação, último pagamento para a obra. A prefeitura dará uma contrapartida de R$ 172 mil.