Grupo São Mateus inaugurou novo espaço, o primeiro privado no estado, no complexo funerário em Capivari de Baixo
A região ganhou o primeiro cemitério ecológico privado de Santa Catarina. Construído com a tecnologia mais avançada do mundo, substitui os tradicionais materiais de construção por recursos de fontes renováveis, como garrafas PET recicladas e bagaço de cana-de-açúcar.
O sistema inovador do Cemitério Ecológico São Mateus, localizado em Capivari de Baixo, realiza, de forma automática, a retirada dos gases e líquidos liberados durante o processo de decomposição, tratando-os em um reator químico. Isso garante que não haja contaminação do solo nem do ar, trazendo mais segurança ambiental e tranquilidade às famílias.
A iniciativa do Grupo São Mateus nasceu da necessidade de oferecer à população uma alternativa moderna e sustentável aos cemitérios públicos tradicionais, já superlotados e muitas vezes sem condições adequadas.
Acolhimento
“Com o Cemitério Ecológico São Mateus, reafirmamos nosso compromisso em oferecer às famílias o que há de mais moderno, sustentável e acolhedor em soluções funerárias. Em nosso grupo, o lema é a certeza do respeito humano”, pontua a direção do local.

Planos funerários são oferecidos a pessoas e a animais de estimação
Para garantir tranquilidade e segurança ainda em vida, o Grupo São Mateus criou o PID (Programa de Investimento do Dudu), que assegura para toda a família o direito ao funeral completo, à cremação ou ao sepultamento no cemitério ecológico, além de descontos médicos exclusivos para o titular e seus beneficiários. Tudo isso a partir de apenas R$ 98 mensais (há outras opções de valores e pagamento), tornando acessível o mais completo complexo funerário privado de Santa Catarina.
Segundo o grupo, no PID é possível adquirir um patrimônio físico dentro do cemitério, no caso, o ossuário – onde são colocados os restos mortais. O programa dá direito ainda ao funeral completo, a urna mortuária, aos serviços de preparação do corpo, sepultamento ou cremação, dependendo da vontade dos familiares.
Ainda sobre o Crematório São Mateus, há o Plano Familiar, onde é possível optar por um plano que inclui funeral e cremação, garantindo o direito à cremação para todos os integrantes da família, com um valor mensal acessível.
“Também temos planos preventivos, uma modalidade individual e quitável, ideal para quem deseja se programar antecipadamente”, completa.
Para os animaizinhos de estimação, existe o plano Pet Preventivo, que é similar ao de pessoas, ou mesmo incluí-los no plano familiar.
Também é possível utilizar os serviços de forma particular, acionando o grupo quando necessário.
Espaço
No complexo funerário também existe a opção do Columbário, um local especial para quem deseja guardar a urna com as cinzas e visitar sempre que desejar.

Velório e cremação também para pets
No Grupo São Mateus, o entendimento e acolhimento vão além do respeito ao ser humano, sendo também estendido aos animais. “Entendemos que os animais de estimação fazem parte da família e, por isso, oferecemos também o Crematório Pet São Mateus, o único da região”, explica a direção.
“É um espaço pensado para proporcionar uma despedida digna e acolhedora aos bichinhos, com todo o carinho e respeito que eles merecem. Sabemos o quanto a perda de um animal é dolorosa, e por isso buscamos preservar memórias e afetos nesse momento tão delicado”, ressalta.
Para os “pais” de uma cachorrinha que faleceu recentemente e utilizou os serviços do crematório, o atendimento e o cuidado prestado pelo complexo foram fundamentais para amenizar a dor. “Além do tratamento dado a ela como um membro da nossa família, eles tiveram o cuidado de nos enviar, junto da urna com as cinzas, um pacotinho com um tufinho do pelinho dela, um carimbo da patinha (que será transformado em uma tatuagem), além de lembrancinhas, como um cartão e um chaveiro com a foto. Tudo isso nos trouxe alento em um momento de imensa dor”, revela o casal.
O crematório pet possui uma sala para o velório, caso a família deseje fazer uma cerimônia de despedida, e oferece opções de cremação individual ou coletiva - nesta última não é possível ficar com as cinzas do animalzinho.