Aplicação de inseticida reforça o combate ao Aedes aegypti
A Secretaria Municipal de Saúde de Capivari de Baixo, através das agentes de combate a endemias, ligadas à Vigilância em Saúde, retomou o trabalho de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) em edificações de uso público do município.
Depois de as agentes terem sido treinadas pela Gerência Regional de Saúde de Tubarão, o serviço iniciou em maio, com a aplicação feita em um supermercado e no setor administrativo da Secretaria de Saúde. Um cronograma de serviço foi elaborado.
A borrifação é uma técnica de controle de vetores, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, que consiste na aplicação de um inseticida de efeito de proteção em superfícies internas de imóveis.
O objetivo é que os mosquitos, ao pousar nesses locais, entrem em contato com o produto, levando à sua eliminação. É uma medida de segurança que complementa outras ações de combate a outras doenças, como a malária.
No cronograma de aplicação estão todos os imóveis especiais, como escolas (menos creches), unidades de saúde, prédios públicos, igrejas e centros comunitários, fortalecendo ainda mais a segurança sanitária da população.
O coordenador da Vigilância em Saúde, Rodrigo Vargas, destaca que a ação é fundamental para garantir ambientes mais seguros aos servidores e à população. “A aplicação da BRI é uma importante medida de prevenção, que contribui para a redução de pragas e para a proteção da saúde pública.”