A prefeitura de Capivari de Baixo, por meio da secretaria de Assistência Social e da Família, teve uma grande conquista na manhã de ontem. Uma adolescente de 15 anos, que morava no Abrigo Institucional, foi acolhida em um lar temporário.
Foi a primeira menor atendida na história da cidade termelétrica com este fim, desde quando surgiu a intenção de “família acolhedora”, “família de apoio”, “família guardiã”, “família hospedeira”, entre outros nomes. Como modalidade formal, o acolhimento familiar surgiu na década de 1990, com a necessidade de evitar o encaminhamento de crianças e adolescentes a instituições públicas.
A ação foi possível em Capivari de Baixo após capacitação, ao longo de 2021, com moradores inscritos no Serviço de Família Acolhedora. A oficialização deste dia histórico ocorreu na sede da secretaria, com a presença da titular da pasta, Samira Vargas Porto, a coordenadora do serviço no município, Alessandra Francioni Silva, a psicóloga e coordenadora do Abrigo Institucional, Tatiana da Silva Fernandes, a assistente social Mariela Elias Pereira e a protagonista do dia, a moradora Fabrícia Martins da Silveira, que agora fica como responsável direta pela adolescente acolhida.
“Tenho uma filha de 16 anos e um filho de cinco. Recebemos esta nova integrante do nosso lar com muita alegria e amor. Foi um desafio, ainda mais que não sou casada, mas recebi muito apoio da equipe responsável e orientação técnica da secretaria. Sou grata por este dia, por tê-la em minha casa, por poder ajudar, por fazer meu papel de cidadã. Espero que eu possa ser um espelho para que outras famílias também possam abrir suas portas para quem precisa de um abraço”, indica Fabrícia.