Quinta-feira, 14 de maio de 2026
Fechar [x]

Campanha de Vacinação contra a polio começa hoje

Em Tubarão, as doses estarão disponíveis a partir de amanhã nos postos

27/05/2024 06:00|Por Redação

Começa hoje a Campanha Nacional contra a Poliomielite, que tem como objetivo reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil e empreender esforços para a erradicação da doença.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar, no mínimo, 95% das crianças com idade entre um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias. A campanha se estende até o dia 14 de junho, sendo a data de 8 de junho o chamado Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Tubarão, as vacinas estarão disponíveis a partir de amanhã em todas as Unidades Básicas de Saúde que possuem Salas de Vacina.

Ao se dirigir aos postos com a criança, os pais ou responsáveis devem levar a caderneta ou comprovante de vacinação para avaliação da situação vacinal, mesmo em casos de apresentação das imunizações de rotina em dia.

Apenas pacientes imunodeprimidos, dentro da faixa etária determinada, e menores de um ano de idade não estão indicados para vacina oral contra poliomielite, mas poderão ter indicação para a aplicação da vacina inativada contra a doença.

A doença

Erradicada no Brasil desde 1994, a poliomielite ainda ocorre em locais como Paquistão e Afeganistão. Caracterizada por um quadro de paralisia, a doença acomete os membros inferiores e a imunização é a forma mais eficaz de prevenção.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR