Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Campanha de vacinação contra a gripe começa hoje

Imunização contra a influenza será realizada por grupos prioritários em três etapas

12/04/2021 06:00

Começa hoje, em todos os municípios catarinenses, e segue até o dia 9 de julho, a 23ª campanha de vacinação contra a gripe. Nessa primeira etapa, serão imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde.


Em Tubarão, o lançamento oficial da campanha acontece hoje, às 9h, com a presença da secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto, na UBS de Oficinas I.


Este ano, devido à pandemia do coronavírus, não haverá uma data específica para a realização do Dia D, data de mobilização nacional para a vacinação. Os municípios terão autonomia para definir as datas de acordo com a gravidade e realidade de cada local.


Como a campanha de vacinação contra a influenza vai coincidir com a campanha de imunização contra a covid-19, a prioridade deve ser para a aplicação da vacina contra o coronavírus para as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários das duas campanhas.


“As pessoas que foram vacinadas contra a covid-19 devem respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a vacina contra a gripe”, explica Arieli Schiessl Fialho, gerente de imunização da Dive.


Em Santa Catarina, a população dos grupos prioritários para a campanha de vacinação contra a gripe é de 2.758.305 milhões de pessoas. A meta é vacinar, ao menos, 90% desse total. Até o momento, o Ministério da Saúde (MS) encaminhou ao Estado 226 mil doses. Essas doses já foram distribuídas aos municípios junto com as doses da vacina contra a covid-19, na última quinta-feira.


A vacina protege contra três subtipos do vírus: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B. “A vacina contra a gripe tem por objetivo reduzir os sintomas da doença, evitando assim a evolução para casos graves e possíveis óbitos. E, em meio à pandemia do coronavírus, a vacinação tem papel importante para evitar ainda mais hospitalizações”, ressalta João Augusto Brancher Fuck, diretor da Dive.


Em Tubarão, as doses estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde que possuem sala de vacina.

 

FASES DA CAMPANHA

A campanha será realizada por grupos prioritários e ocorrerá em três etapas. A primeira etapa, que começa hoje e segue até dia 10 de maio, vai imunizar crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas e trabalhadores da saúde. A segunda etapa, entre os dias 11 de maio e 8 de junho, vai vacinar idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas. A terceira etapa acontece entre 9 de junho e 9 de julho. Serão imunizadas as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.


Para que a campanha seja segura será preciso reforçar as medidas de prevenção ao coronavírus nos pontos de vacinação. O governo do Estado também recomendou medidas como a ampliação do horário de vacinação e triagem de quem está com sintomas gripais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR