Ação preventiva foi realizada em virtude das fortes chuvas que vêm ocorrendo
A prefeitura de Imbituba realizou ontem a abertura emergencial da Barra de Ibiraquera. A intervenção está prevista no processo administrativo instaurado em 2023, que autoriza esse procedimento sempre que os critérios técnicos forem atendidos.
A medida foi adotada de forma preventiva após o aumento expressivo do nível da Lagoa de Ibiraquera, provocado pelas chuvas registradas nos últimos dias. Somente na última semana, o município acumulou aproximadamente 87 milímetros de precipitação, elevando significativamente o volume de água da lagoa.
A intervenção foi executada com planejamento técnico e segurança, buscando reduzir os riscos de alagamentos e minimizar possíveis impactos à população, especialmente diante da previsão de novas chuvas para os próximos dias. Como a Lagoa de Ibiraquera recebe grande contribuição das águas pluviais, a abertura emergencial da barra permite o escoamento controlado da água, reduzindo a pressão sobre as áreas mais suscetíveis a alagamentos.
A ação integra as medidas de prevenção e mitigação adotadas pelo município em razão do cenário climático atual e está fundamentada no decreto estadual que declara estado de alerta climático em Santa Catarina, e no decreto municipal que estabelece medidas de prevenção, monitoramento e resposta aos impactos de eventos climáticos em Imbituba.
Monitoramento
A prefeitura de Imbituba diz que segue monitorando as condições meteorológicas e o comportamento dos níveis da lagoa, mantendo suas equipes em prontidão para atuar sempre que necessário.