Pelo menos oito pessoas morreram e 13 tiveram ferimentos
Um passeio turístico de balão terminou em tragédia na manhã deste sábado (21), em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina. A aeronave, que levava pelo menos 21 pessoas, pegou fogo durante o voo e caiu nas proximidades de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Segundo o Corpo de Bombeiros, ao menos oito pessoas morreram.
De acordo com relatos do piloto, que sobreviveu ao acidente, as chamas começaram no cesto do balão após um problema técnico no maçarico de emergência, acionado quando a chama principal se apagou. Diante da situação, ele iniciou uma manobra de descida e orientou os passageiros a saltarem.
Treze pessoas conseguiram pular e foram resgatadas com vida — algumas com ferimentos graves. As demais permaneceram no cesto, que voltou a subir enquanto ainda estava em chamas, o que agravou o desfecho da tragédia.
As causas do acidente ainda serão investigadas. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) devem ser acionados para apurar as circunstâncias do ocorrido.
Praia Grande é conhecida como a "capital do balonismo" e tem no turismo de aventura uma importante fonte de renda. O valor médio de um voo de balão na região gira em torno de R$ 499 por pessoa.