Elevação da produção industrial e das vendas do comércio são indicadores
O ano de 2024 foi marcado por indicadores positivos na economia de Santa Catarina, como a menor taxa de desocupação em 10 anos, de 2,8%, e o recorde de geração de empregos formais, com 140 mil vagas abertas entre janeiro e outubro.
Além disso, Santa Catarina acumula aquecimento nos setores da indústria, comércio e serviços, com alta de 4,7% na atividade econômica.
A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos) atuou em 2024 para ampliar e qualificar o diálogo com as empresas catarinenses. O foco foi a melhoria da competitividade, atração de investimentos e oferta de programas de incentivo e linhas de crédito.
“O resultado tem sido muito positivo. Estamos verificando que a confiança do empresário e do consumidor está alta, os setores estão crescendo e a economia está aquecida. Em 2024, Santa Catarina gerou muito emprego e renda. Isso é fruto do esforço dos empreendedores e trabalhadores, mas também do apoio do Governo do Estado para que nosso ambiente de negócios seja cada dia mais competitivo”, destacou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
Empresas
Segundo dados da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), o Estado registrou mais de 240 mil empresas no acumulado de 2024, sendo 175 mil MEIs. O volume é o maior da história para um único ano e reflete os indicadores positivos da economia e o impulsionamento do empreendedorismo entre os catarinenses.
O crescimento da participação de mulheres e jovens entre os sócios também foi destaque.
Os principais setores entre as empresas abertas são de comércio, transporte e serviços profissionais, demonstrando o aquecimento da economia catarinense.