Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Associações têm lei sancionada por Lula

Projeto de lei, que regulamenta o funcionamento das associações de proteção veicular no Brasil, teve aval positivo

22/01/2025 06:00|Atualizada em 22/01/2025 09:29|Por Redação

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entendimento

Outro preceito legal importante é o Enunciado 185 da III Jornada de Direito Civil do Conselho da Justiça Federal, que consolidou o entendimento da legalidade da atividade de proteção automotiva, reconhecendo sua relevância e o papel que desempenha no acesso à proteção patrimonial de forma democrática.

Conforme o presidente da Federação de Autorregulamentação, Socorro Mútuo e Benefícios dos Estados do Sul, Arnaldo Felisberto, a sanção presidencial é importante. “A regulamentação consolida um sistema que já beneficia milhões de brasileiros, reconhecendo a força do cooperativismo e garantindo que o modelo de proteção patrimonial mutualista seja acessível e devidamente amparado pela lei. Este é o início de uma nova era, onde podemos oferecer ainda mais segurança, transparência e benefícios a todos os associados”, diz.

Vale ressaltar ainda que o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) também poderá ser responsável por regulamentos complementares.

Regulamentação

A regulamentação do projeto de lei também traz perspectivas de expansão para o setor, promovendo não apenas o fortalecimento das associações, mas também a ampliação de benefícios aos usuários, especialmente em regiões onde os serviços tradicionais de seguros ainda enfrentam barreiras ou limitações. Dessa forma, o mutualismo reafirma seu papel como uma alternativa legítima e acessível para milhões de brasileiros que buscam proteção e segurança patrimonial.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR