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Artigo: Ideb Real ou Inflado? (II)

Especialistas alertam: Ideb alto não garante aprendizagem real

04/08/2025 06:00|Por Maurício da Silva | Mestre em educação

Melhoria no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) não significa, necessariamente, melhoria na aprendizagem. Medidas adotadas por alguns governos estaduais e municipais inflam artificialmente os resultados. 

O Ideb é a soma das notas de Língua Portuguesa e Matemática dividido por dois, multiplicado pela taxa de aprovação. Quanto maior a taxa de aprovação dos estudantes, maior o Ideb.

Estes governos, em vez de articularem esforços para melhorar a aprendizagem e, consequentemente, as taxas de aprovação, extinguiram as reprovações nas 1ª, 2ª e 4ª séries do ensino fundamental e/ou criaram facilidades para que os estudantes aprovem:

1) Uns baixaram a média para aprovação, de 7,0 para 6,0, e reduziram de quatro bimestres para três trimestres. Ou seja, em vez de o estudante precisar de 28 pontos anuais para aprovação, passou a precisar de apenas 18. 

2) Outros adotaram a ‘média global’, onde o estudante não precisa aprender Língua Portuguesa e Matemática para ser aprovado, desde que compense em outras ‘matérias’.  Veja no exemplo: se o estudante cursa cinco disciplinas e tirou nota 6 em uma, nota 2 em duas e nota 10 nas outras duas, estará aprovado, porque 6+2+2+10 +10 = 30 e 30/5 = 6. Média global é a soma das notas das disciplinas e dividida pelo número de disciplinas. 

Tais medidas podem melhorar artificialmente o Ideb, mas prejudicam irremediavelmente:

a) A aprendizagem. Ao diminuir as exigências para aprovação do estudante, diminui, também, os esforços e, consequentemente, a aprendizagem. Esconder as dificuldades para aprender Língua Portuguesa e Matemática, em vez de enfrentá-las, contribui para agigantá-las. Quem não compreende o que lê (Língua Portuguesa), também não compreende conceitos fundamentais de matemática, ciências, etc.

b) Os estudantes mais pobres, que precisam do aprendizado melhor para conquistarem emprego e renda melhores e romperem o ciclo da pobreza.

c)  A sociedade, que precisa de mão de obra qualificada para vencer a baixíssima produtividade. 

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Não reprovar para conter a evasão escolar constitui diagnóstico certo e remédio que agrava o problema.  De fato, a reprovação é a principal causa intraescolar de evasão. Mas aprovar estudantes sem aprendizado apenas posterga e agrava a reprovação e a evasão. 

O município de Tubarão, na gestão anterior, manteve os 28 pontos anuais para aprovação dos estudantes e implementou o projeto “Sucesso Na Escola, Na Vida E No Trabalho”.

O resultado?  Melhorou o Ideb Real 2021 e, mais ainda, o 2023, mesmo com as agruras da pandemia e após quedas sucessivas nas edições 2017 e 2019, quando não havia pandemia.

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